Category Archives: Cultura

PRAÇA JOÃO CARLOS HOHLENWERGER: UM MONUMENTO À EMANCIPAÇÃO DE IPIAÚ

Foto de José Américo Castro.

-José Américo Castro-

Foto de José Américo Castro.
Um dos embriões de Ipiaú foi o espaço onde hoje está localizada a Praça João Carlos Hohlenwerger e imediações. Originalmente esta região da cidade era conhecida pelo nome de “Fuá” e aglutinava pessoas simples, muitas provenientes da zona rural que traziam seus produtos para negociar no povoado.

No ano de 1916 o povoado passou à condição de Distrito de Paz com o nome de Alfredo Martins. Décadas depois surgiam duas feiras livres na área do antigo “Fuá”. A primeira na Praça Virgílio Damásio e a outra na Praça João Carlos Hohlenwerger.

No decorrer do tempo o local sofreu transformações, ganhando novos estabelecimentos, armazéns de cacau, órgãos públicos, lojas e até uma agencia do Banco do Brasil. Enfim, tornou-se um dos pontos mais movimentados do centro de Ipiaú.

A Praça João Carlos Hohlenwerger não é propriamente um espaço de lazer, mas tem uma turma que a utiliza para animadas partidas de dominó. A sua denominação veio em homenagem a um homem que muito lutou pelo processo de emancipação política deste município.

Com tanta historia não poderia deixar de abrigar em sua parte central o monumento mais significativo da cidade. Tratasse de uma replica da Estátua da Liberdade, tendo em sua base placas com inscrições alusivas ao grande feito.

Ali se encontra o telegrama do então governador Juracy Magalhães anunciando a elevação do então distrito de Rio Novo à condição de município autônomo. Em outra placa está inscrita a gratidão dos munícipes ao Dr. Alfredo Brito (na época Secretario de Saúde do Estado) que contribuiu com a emancipação.

Inaugurado em 2 de dezembro de 1934 sob a administração do prefeito Antonio Augusto Sá,o monumento foi inicialmente afixado na Praça Rui Barbosa e depois transferido para a Praça João Carlos Hohlenwerger.

A partir da Copa do Mundo de 1974 a Praça João Carlos Hohlenwerger passou a ser palco de comemorações das vitórias da Seleção Brasileira na maior competição futebolística do planeta. Com isso recebeu o apelido de “Praça Brasil”.

Quem promovia a festa, inclusive a sua decoração com bandeirolas e outros adereços, era o artista plástico Herbeth Campos.

Foto de José Américo Castro.

JOÃO CARLOS HOHLENWERGER, o homem que emprestou seu nome para a denominação oficial da praça, era de origem suíça-alemã e tinha a patente de Coronel da Guarda Nacional. Chegou na região por volta do ano de 1916. A ele coube a iniciativa de tentar a emancipação política do povoado.

Na segunda metade da década de 1920 o distrito já tinha sido elevado à condição de vila com o nome de Rio Novo e João Carlos continuava pleiteando a sua alforria política. Deslocava-se até a capital do estado, onde, em prolongadas audiências, tratava do assunto com o governador J.J. Seabra e outras autoridades.

“O Coronel João Carlos era uma figura impressionante. De estatura baixa, gordo rotundo, vermelho, calvo, farto bigode torcido nas extremidades, parecia um barão”, descreve o historiador Clemilton Andrade em seu livro “Uma vida em várias épocas e lugares”.

João Carlos Hohlenweger deixou uma descendência de sete filhos, dezenas de netos, bisnetos, tataranetos e um exemplo de grande amor pelo lugar que lhe acolheu.

Foto de José Américo Castro.

FOTOS- A praça em dois ângulos; o coronel João Carlos Hohlenweger; as placas na base do monumento; a replica da estatua de Liberdade sob bandeirolas de uma decoração.Quem fez a foto da estatua foi Marcone Motta.

Foto de José Américo Castro.

José Américo em Ilhéus, no Sarau do Poeta.

Foto de José Américo Castro.

 

JOSÉ AMÉRICO EM ILHÉUS NO SARAU DO POETA.

 

 

 

NO SARAU DO POETA


-JOSÉ AMÉRICO CASTRO-


E ASSIM DE OUSADO, PORÉM CONVIDADO, SUBIR AO PALCO DO TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS E DECLAMEI TRÊS POESIAS NO ESPETÁCULO “SARAU DO POETA”, DO ATOR, APRESENTADOR E POETA JACKSON COSTA.

O ATO, NA NOITE DA ULTIMA SEXTA-FEIRA, 10, FOI ASSISTIDO POR UMA PLATEIA REPLETA DE AMIGOS, IRMÃOS DO CORAÇÃO. PURA GENEROSIDADE DE JACKSON AO TER ME COLOCADO EM CENA.

“TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA”, DISSE O ATOR EVOCANDO FERNANDO PESSOA NAQUELE DIÁLOGO ENTRE MÚSICA E POESIA, ONDE O SEU TALENTO CÊNICO FOI AMPLIADO PELA MUSICALIDADE DE JOAQUIM CARVALHO, NO VIOLÃO E VOZ; EDDIE SANTANA (DINHO), NO VIOLÃO E VIOLINO; E SIDNEY ARGOLO, NA PERCUSSÃO.

ELES TROUXERAM A ESSÊNCIA DA ALMA LÍRICA NORDESTINA, COM A BAHIA E A NAÇÃO GRAPIUNA, EM GREGÓRIO DE MATTOS, DORIVAL CAYMMI, JORGE AMADO, CASTRO ALVES, RAMON VANE, JOSÉ DELMO, SOSÍGENES COSTA E OUTROS SENHORES DOS VERSOS E PROSAS.

TAMBÉM SUBIRAM NO PALCO OS MELODIOSOS JAN COSTA E MARCELO GANEM. DERAM CONTA DO RECADO, ARRANCARAM APLAUSOS, TEMPERARAM A REALEZA DO ESPETÁCULO QUE O BRASIL INTEIRO PRECISA ASSISTIR.

SUBLIME, SIMPLESMENTE SUBLIME, JACKSON COSTA COM SUA TRUPE NESTE SARAU DE GRANDEZA E GENEROSIDADE.

AS FOTOS FORAM CLICADAS POR GILSON SANTOS.

Final de semana fantástico!!!
Teatro municipal de Ilhéus
Participação especial de José Américo Castro

Salvador: Alinne Rosa brinca com ACM Neto: ‘Danadinho, ficou solteiro na boca do Carnaval.

Alinne Rosa brinca com ACM Neto: ‘Danadinho, ficou solteiro na boca do Carnaval'

Foto: Francisco Carlos/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

A cantora Alinne Rosa deixou o prefeito ACM Neto em uma saia justa nesta terça-feira (28) de Carnaval durante sua passagem pelo Campo Grande. A cantora brincou com o fato de o prefeito ficar solteiro uma semana antes do Carnaval. “Esse prefeito é danadinho. Ficou solteiro na boca do Carnaval”, disparou a ex-vocalista da banda Cheiro de Amor, para a surpresa de Neto. “Quem quer que ACM Neto vem aqui dançar comigo no trio?”, afirmou Alinne. “Quem vai no chão é ele”, cantou Alinne.

 

Alinne Rosa brinca com ACM Neto: ‘Danadinho, ficou solteiro na boca do Carnaval.

 Alinne Rosa brinca com ACM Neto: ‘Danadinho, ficou solteiro na boca do Carnaval'
Foto: Francisco Carlos/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

A cantora Alinne Rosa deixou o prefeito ACM Neto em uma saia justa nesta terça-feira (28) de Carnaval durante sua passagem pelo Campo Grande. A cantora brincou com o fato de o prefeito ficar solteiro uma semana antes do Carnaval. “Esse prefeito é danadinho. Ficou solteiro na boca do Carnaval”, disparou a ex-vocalista da banda Cheiro de Amor, para a surpresa de Neto. “Quem quer que ACM Neto vem aqui dançar comigo no trio?”, afirmou Alinne. “Quem vai no chão é ele”, cantou Alinne.

O prefeito de Salvador ACM Neto é admirador declarado do Carnaval. É folião inveterado e sempre encontra um espaço na agenda para curtir um pouco dos festejos de Momo. Não foi diferente nesta terça-feira (28), último dia da folia. Reproduzindo uma cena de 2015, quando foi até o chão com Alinne Rosa em um trio, o prefeito “meteu dança” novamente com a cantora, ao som de um sucesso de Leo Santana: “Maravilhosa é ela”. Um vídeo do momento foi postado nas redes sociais de Neto. De uma coisa não há dúvidas: quem vai no chão é ele.

 

 

 

Terça, 17 de Fevereiro de 2015 – 16:46

ACM Neto ‘quebra até o chão’ com Alinne Rosa no Campo Grande

ACM Neto 'quebra até o chão' com Alinne Rosa no Campo Grande; Veja vídeo

Foto: Reprodução/ TV Bahia

Terça, 17 de Fevereiro de 2015 – 16:46

ACM Neto ‘quebra até o chão’ com Alinne Rosa no Campo Grande

O prefeito ACM Neto compareceu ao bloco privado Papa, comandado por Alinne Rosa, para mostrar suas habilidades na dança. O gestor desceu até o chão na tarde desta terça-feira (17) ao som de músicas do pagodeiro Igor Kannário. As músicas representam uma das jogadas da prefeitura de incluir Kannário no circuito do Carnaval, após diversos pedidos dos fãs. 

Foto: Emmanuel Carneiro/Ag Haack

Ipiaú: Vereador Orlando Santos faz indicações por revitalização de áreas esportivas

campoda

Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores nessa terça-feira(21), o vereador Orlando Santos apresentou algumas Indicações ao Poder Executivo, assim como: revitalização da área de lazer do Rio Novo ( Campo da Baixada ), contando também com a construção de vestiários e arquibancadas no campo; revitalização da área de lazer no Areião do Arara; revitalização da área de lazer Areião do Arara; revitalização do campo de futebol do Bairro ACM e reativação da área de lazer Mangabeira, mais conhecida como “Toca do Leão”, na Avenida São Salvador. Na oportunidade, o edil justificou suas indicações afirmando que as citadas áreas, uma vez beneficiadas, ofereceriam conforto e segurança aos esportistas e ao público que acompanha as partidas. ” O campo de futebol é um dos poucos locais de entretenimento e lazer da nossa cidade”, afirmou Orlando.