Category Archives: Ipiaú & Região

Carro com jovens de Ipiaú sofre acidente na BA-537; um dos ocupantes fica ferido

Lucas e Luiz são as vítimas do acidente (Fotos: Reprodução/Facebook)

Na noite de quarta feira (10), por volta das 23:10hs, o jovem Luiz Eduardo Lacerda, 18 anos de idade, foi vítima de acidente quando estava a bordo de um veículo na estrada que liga Nova Ibiá e Gandu. Filho do conceituado advogado ipiauense José Carlos Britto de Lacerda, o popular Zito Lacerda, a vítima sofreu graves ferimentos quando o carro caiu em uma ribanceira e foi levado desacordado para atendimento médico em Itabuna.

As informações até o momento são de que o jovem está internado no Hospital de Base de Itabuna, onde foi entubado, sedado e internado na semi UTI.

Ipiaú: Despacho de macumba é encontrado em várias esquinas da cidade e chama atenção de populares

Oferenda encontrada na Rua do Honório. Foto: Leitor do Panorama

Um caso suspeito de despacho de macumba vem chamando atenção dos moradores da cidade de Ipiaú. Os objetos foram encontrados em várias esquinas da cidade na manhã deste domingo (16). O despacho de folha de mamona e milho branco foi flagrado e clicado por leitores do site Panorama Ipiaú, e enviado a reportagem. De acordo com moradores os despachos foram colocados na madrugada, e foram flagrados nas esquinas do Bairro Euclides Neto, Bairro Popular, Bairro Democracia e centro de Ipiaú. Procurado pela reportagem um homem, que não quis se identificar, que se diz “Ogã” (Título e cargo atribuído àqueles capazes de auxiliar e proteger a casa de culto e aos que prestaram serviços relevantes à comunidade religiosa) ,contou que o suposto despacho seria para abrir caminhos.

. “ O trabalho serve para afastar rivais e é fundamental para abrir caminhos no amor, na vida profissional e pessoal. Mantendo os inimigos a distância, as energias positivas chegam a nossos caminhos e nos fazem prosperar em todos os setores de nossa vida. Pessoas rivais, com olho gordo e inveja não permitem que nossos caminhos evoluam e sempre são as responsáveis por feitiços e macumbas feitas contra nós para diversos fins. Todos nós estamos sujeitos ao olho gordo, a inveja alheia e a feitiços e macumba enviados para nos prejudicar; por isso esse trabalho é feito para nos precaver, e afastar os rivais com suas influências maléficas de nossa vida com trabalhos espirituais específicos” finalizou. (Panorama Ipiaú)

Equipamentos para o SAC de Ipiaú começam a ser instalados

Os primeiros equipamentos do SAC de Ipiaú começaram a ser instalados na manhã deste domingo (16). O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) funcionará no antigo prédio da Inspetoria Fazendária de Ipiaú, na Praça Rui Barbosa, anexo a loja Ricardo Eletro. O vereador Orlando Costa (PT) esteve acompanhando a chegada dos materiais transportados pela empresa vencedora da licitação e comentou: “É o início de uma importante conquista do governo da prefeita Maria das Graças em parceria com o governo do estado”.

A instalação do SAC foi uma promessa feita pelo governador Rui Costa na sua visita ao município de Ipiaú em fevereiro desse ano. Durante sua passagem na festa de São Pedro de Ipiaú, o governador afirmou que a inauguração do SAC acontecerá ainda esse ano. Atualmente o município mais próximo da microrregião, que possui um Serviço de Atendimento ao Cidadão, é Jequié, distante 55 km de Ipiaú. O posto SAC de Ipiaú facilitará o acesso da população a documentos essenciais ao exercício da cidadania.

IPIAÚ: HOMEM É MORTO À TIROS NA PORTA DE CASA NA AV. PENSILVÂNIA

Um homem de 26 anos identificado como FELIPE SANTANA DOS SANTOS foi assassinado à tiros na porta de casa por 3 homens encapuzados, na noite desta sexta-feira (14), na Avenida Pensilvânia, bairro Euclides Neto. Segundo populares os homens chegaram à bordo de um veículo preto e pediram para as pessoas que estavam próximas à Felipe para se afastarem, em seguira realizaram os disparos e fugiram.
Felipe foi alvejado por vários tiros e morreu no local. A Polícia Militar foi acionada e realizou o isolamento do local até a chegada do DPT de Jequié. Rondas também foram realizadas a fim de prender os assassinos, porém, sem sucesso. Felipe já possuía passagens policiais por tráfico de entorpecentes e em 2015 foi detido com uma CNH falsa na cidade de Jequié e posteriormente foi preso em Ipiaú suspeito de um homicídio . A Polícia Civil investigará o caso.

Ipiauense ex infrator adolescente vira embaixador da ONU

jeconias

Como muitos brasileiros, o ipiauense Jeconias Vieira Lopes Neto, de 25 anos, teve uma infância difícil. Aos 8 anos roubou sua primeira caixa de chocolate e não parou mais. Passou quatro vezes pelo Centro de Atendimento Juvenil Especializado (antigo Caje), cumpriu medida socioeducativa e, graças ao incentivo de um professor, transformou sua vida. Hoje, ele se prepara para se tornar o mais novo Embaixador da Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU). Assume o título neste sábado (8/7).

Para participar do programa Embaixadores da Juventude da ONU, foi preciso que Jeconias fizesse uma seleção de seus projetos. A primeira etapa do concurso foi uma análise de currículo. Brasileiros de várias regiões se inscreveram e ficaram apenas 50 competidores. Na segunda etapa, a prova era enviar um vídeo explicando o porquê de ser merecedor da vaga de embaixador.

Trajetória no crime
Jeconias enfrentou um longo caminho até chegar ao reconhecimento do organismo internacional. Nascido em Ipiaú, o jovem foi para o Distrito Federal com os pais aos 2 anos de idade. A família moraria em uma invasão no Areal. Sem o mínimo de conforto, Jeconias cresceu em meio à criminalidade da região. Morou por 21 anos no local. Conviva com a violência: assassinatos e tráfico de drogas eram rotina.

“Não tive outro caminho. Aos 11 anos deixei os estudos e me envolvi com o crime. Quando comecei, um dos caras me olhou e disse: ‘E aí, brother, quem vai matar no final das contas? Eu mato você ou você me mata?’ Sempre digo que tive professores do crime, me ensinaram tudo”, detalhou o jovem.

A entrada na criminalidade coincide com a separação dos pais, quando o menino tinha 11 anos. “Meu pai é um grande exemplo de vencedor. Chegou em Brasília analfabeto e hoje é pós-graduado e não vimos isso”, resumiu Jeconias. Apesar do orgulho, ele lamenta que até hoje o pai não é presente em sua vida.

Muita coisa aconteceu desde então. Jeconias acumula mais de 26 passagens pela polícia. Todas elas por roubo. A maioria, ainda na adolescência. Com o tempo, o rapaz passou a usar drogas. Começou com a maconha, depois cocaína, merla e crack. Se entregou ao vício, foi levado ao Caje quatro vezes.

A primeira internação veio em 2007. No ano seguinte, passou pela instituição por duas vezes. Até que, em 2009, ficou no regime semiaberto. “No Caje eu dormia ao som de ratazanas. Sempre tinha alguém brigando ou ferido. Foi uma época de terror mesmo”, relatou.

jeconias2

O amor o fez querer mudar
No semiaberto, Jeconias conheceu e se encantou por Stephany, sua atual esposa e razão para a sua busca por uma vida melhor. Depois disso, ficou em liberdade condicional por três anos. Em 2012, começou a vender livros para custear os estudos. Por meio da Igreja Adventista do Sétimo Dia, entrou na Universidad Adventista del Plata, na Argentina, e comemora sua formatura em teologia no final deste ano.

“Estudar em outro país não foi fácil. Fui com minha esposa e minhas filhas. A Stephany vendia bolos na rua enquanto eu estudava. Não sabia falar nada em espanhol, não sabia nem o português. Foi então que conheci o professor Laurentiu Ionescu, que me adotou e me reeducou. Mudou minha história”, revelou, emocionado.

Exemplo e incentivo
E foi por meio desse homem que Jeconias conheceu a literatura de Victor Hugo em “Os Miseráveis”, um de seus livros preferidos. “Devo muito ao professor. Ele me levou pra casa dele, me ensinou a falar, me mostrou que a vida é muito mais do que status no crime. Hoje, sinto-me realizado”, disse o jovem.

De volta a Brasília, Jeconias se tornou servidor da Igreja Adventista e luta pela ressocialização de pessoas em situação de vulnerabilidade. Através do Ministério Carcerário Adventista, ele e amigos levam aos presídios educação e incentivo.

Apesar das grandes vitórias, Jeconias ainda carrega uma dor: seus primos e seu irmão mais novo estão presos, envolvidos no roubo de residências no Lago Norte.

“Meu sonho é ver as pessoas felizes e de volta à sociedade. Esse é um mundo muito injusto, sempre volto no Areal e vejo que muitos não estão mais ali. Éramos nove amigos no crime e sobramos apenas dois”, destacou.

Ele se emociona ao falar da família. A mãe, Manoela Bispo, de 44 anos, criou Jeconias e o irmão trabalhando como cozinheira. Aos 40 anos, ela decidiu cursar nutrição e se forma no fim deste ano, junto com o filho. “Ela é meu orgulho, meu exemplo de superação, nunca desistiu de mim”, concluiu.

Metrópoles

Servidor da Prefeitura de Ubatã morre em acidente na BR-330

Marquidamon não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O servidor público da Prefeitura de Ubatã, Marquidamon Oliveira Andrade, de 38 anos, faleceu, por volta das 1:30h da madrugada deste domingo (16) num grave acidente automobilístico na BR-330, à cerca de 2km de Barra do Rocha. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Damon seguia sentindo Ubatã num veículo Pálio, placa OUM 5973, após participar dos festejos de São Pedro de Barra do Rocha. Ele estava com a namorada e a sogra quando perdeu o controle da direção do veículo ao passar num trecho sinuoso conhecido como ‘Curva de João Luís’. O veículo seguiu por cerca de 20 metros às margens da rodovia, bateu num barranco, numa árvore e acabou capotando.

A namorada e a sogra, ambas lúcidas, foram levadas para o Hospital Geral de Ipiaú com escoriações. Já Damon faleceu no local do acidente. Uma guarnição da Polícia Militar de Barra do Rocha esteve no local e acionou o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié e também a Polícia Rodoviária Federal (PRF). *Com informações do Ubatã Notícias

Ubatã: Cunha será o ‘Judas do Ano’ do sábado de Aleluia da Praça João Dudu

Eduardo Cunha será 'malhado' no sábado de Aleluia (Foto: Marcos Antônio/UN)

Eduardo Cunha será ‘malhado’ no sábado de Aleluia (Foto: Marcos Antônio/UN)

Na tradição cristã Judas Iscariotes traiu Jesus por algumas moedinhas. Arrependeu-se quando já era tarde. Em Ubatã, os moradores resolveram “homenagear” o ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, como o “Judas do Ano”. Cunha está preso desde outubro de 2016 por decisão da Justiça Federal acusado da prática de diversos crimes, a exemplo de evasão de divisas, peculato e corrupção. Cunha será ‘malhado’ na tradicional festa popular da Praça João Dudu no Sábado de Aleluia, dia 15 de abril. Pro poste, pois! (Ubatã Notícias)

Irregularidade de empresa em depósito do FGTS cresce 40% em 2016

Neste ano, a perspectiva é que o volume de infrações identificadas cresça novamente.

As irregularidades no recolhimento de FGTS identificadas pelo governo cresceram 39,8% no ano passado, segundo o Ministério do Trabalho. Em 2016, foram 43,4 mil infrações registradas, que correspondem a um montante de R$ 3,13 bilhões não depositados por empregadores. O total de companhias com irregularidades no país, porém, é de 2,8 milhões, estima o governo —no ano passado, 14,6 mil foram autuadas. A alta dos registros em 2016 ocorreu pelo agravamento da crise, que fez com que empresas tivessem dificuldade de cumprir obrigações trabalhistas. Neste ano, a perspectiva é que o volume de infrações identificadas cresça novamente —a retomada lenta da economia é um dos motivos apontados por especialistas. A punição para a empresa que não recolhe o FGTS é o pagamento do valor acrescido de juros e multas, além de possíveis processos trabalhistas, administrativos e a perda de benefícios fiscais.

PRAÇA JOÃO CARLOS HOHLENWERGER: UM MONUMENTO À EMANCIPAÇÃO DE IPIAÚ

Foto de José Américo Castro.

-José Américo Castro-

Foto de José Américo Castro.
Um dos embriões de Ipiaú foi o espaço onde hoje está localizada a Praça João Carlos Hohlenwerger e imediações. Originalmente esta região da cidade era conhecida pelo nome de “Fuá” e aglutinava pessoas simples, muitas provenientes da zona rural que traziam seus produtos para negociar no povoado.

No ano de 1916 o povoado passou à condição de Distrito de Paz com o nome de Alfredo Martins. Décadas depois surgiam duas feiras livres na área do antigo “Fuá”. A primeira na Praça Virgílio Damásio e a outra na Praça João Carlos Hohlenwerger.

No decorrer do tempo o local sofreu transformações, ganhando novos estabelecimentos, armazéns de cacau, órgãos públicos, lojas e até uma agencia do Banco do Brasil. Enfim, tornou-se um dos pontos mais movimentados do centro de Ipiaú.

A Praça João Carlos Hohlenwerger não é propriamente um espaço de lazer, mas tem uma turma que a utiliza para animadas partidas de dominó. A sua denominação veio em homenagem a um homem que muito lutou pelo processo de emancipação política deste município.

Com tanta historia não poderia deixar de abrigar em sua parte central o monumento mais significativo da cidade. Tratasse de uma replica da Estátua da Liberdade, tendo em sua base placas com inscrições alusivas ao grande feito.

Ali se encontra o telegrama do então governador Juracy Magalhães anunciando a elevação do então distrito de Rio Novo à condição de município autônomo. Em outra placa está inscrita a gratidão dos munícipes ao Dr. Alfredo Brito (na época Secretario de Saúde do Estado) que contribuiu com a emancipação.

Inaugurado em 2 de dezembro de 1934 sob a administração do prefeito Antonio Augusto Sá,o monumento foi inicialmente afixado na Praça Rui Barbosa e depois transferido para a Praça João Carlos Hohlenwerger.

A partir da Copa do Mundo de 1974 a Praça João Carlos Hohlenwerger passou a ser palco de comemorações das vitórias da Seleção Brasileira na maior competição futebolística do planeta. Com isso recebeu o apelido de “Praça Brasil”.

Quem promovia a festa, inclusive a sua decoração com bandeirolas e outros adereços, era o artista plástico Herbeth Campos.

Foto de José Américo Castro.

JOÃO CARLOS HOHLENWERGER, o homem que emprestou seu nome para a denominação oficial da praça, era de origem suíça-alemã e tinha a patente de Coronel da Guarda Nacional. Chegou na região por volta do ano de 1916. A ele coube a iniciativa de tentar a emancipação política do povoado.

Na segunda metade da década de 1920 o distrito já tinha sido elevado à condição de vila com o nome de Rio Novo e João Carlos continuava pleiteando a sua alforria política. Deslocava-se até a capital do estado, onde, em prolongadas audiências, tratava do assunto com o governador J.J. Seabra e outras autoridades.

“O Coronel João Carlos era uma figura impressionante. De estatura baixa, gordo rotundo, vermelho, calvo, farto bigode torcido nas extremidades, parecia um barão”, descreve o historiador Clemilton Andrade em seu livro “Uma vida em várias épocas e lugares”.

João Carlos Hohlenweger deixou uma descendência de sete filhos, dezenas de netos, bisnetos, tataranetos e um exemplo de grande amor pelo lugar que lhe acolheu.

Foto de José Américo Castro.

FOTOS- A praça em dois ângulos; o coronel João Carlos Hohlenweger; as placas na base do monumento; a replica da estatua de Liberdade sob bandeirolas de uma decoração.Quem fez a foto da estatua foi Marcone Motta.

Foto de José Américo Castro.

Prefeitura de Maraú cancela o ‘Saquafolia 2017’

Prefeitura alegou falta de recursos para a realização da tradicional festa.

A prefeitura da cidade de Maraú decidiu não realizar o tradicional carnaval de Saquaíra este ano. Segundo informou a assessoria de comunicação da prefeitura, o patrocínio da BAHIATURSA – Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia, não foi liberado. A prefeita Gracinha Viana (PP), lamentou o fato e prometeu uma festa com grandes atrações em 2018. “Em tempo de crise é preciso que a prefeitura se preocupe mais com os serviços essências que não podem parar. Se por a caso a prefeitura fizer a festa pode comprometer a folha de pagamento”, disse Gracinha.

ONU aponta que Taurus enviou 8 mil armas ilegalmente a filho de traficante de armas

Armas foram comercializadas ilegalmente (Foto: Reprodução).

A fabricante brasileira de armas Forjas Taurus negociou e enviou em 2015 um carregamento de 8 mil armas a um filho do iemenita Fares Mohammed Mana’a, listado como um dos maiores traficantes internacionais de armas, três meses após a Organização das Nações Unidas (ONU) colocar o Iêmen sob embargo. Um relatório do Painel da ONU sobre Iêmen e Somália cita e aprofunda as informações reveladas pela agência Reuters em setembro de 2016, que apontam indícios encontrados que a empresa usada como operadora da venda, a Itkhan Trade Company, que tem como CEO Adeeb Mana’a, filho de Fares Mana’a. “O Painel considera que o modus operandi da transferência de armas foi designado para contornar os controles regulares de aduanas e de segurança”, informa o relatório. Em resposta à Reuters, a emprega negou ter participado “de qualquer tentativa de contornar controles de segurança”. “Não havia qualquer restrição em relação a vendas para esse país. Portanto, se houve alguma tentativa de contornar controles de segurança, isto foi feito à revelia da Taurus e das autoridades brasileiras”, disse a empresa. *Correio da Bahia

Ipiaú: Vereador Orlando Santos faz indicações por revitalização de áreas esportivas

campoda

Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores nessa terça-feira(21), o vereador Orlando Santos apresentou algumas Indicações ao Poder Executivo, assim como: revitalização da área de lazer do Rio Novo ( Campo da Baixada ), contando também com a construção de vestiários e arquibancadas no campo; revitalização da área de lazer no Areião do Arara; revitalização da área de lazer Areião do Arara; revitalização do campo de futebol do Bairro ACM e reativação da área de lazer Mangabeira, mais conhecida como “Toca do Leão”, na Avenida São Salvador. Na oportunidade, o edil justificou suas indicações afirmando que as citadas áreas, uma vez beneficiadas, ofereceriam conforto e segurança aos esportistas e ao público que acompanha as partidas. ” O campo de futebol é um dos poucos locais de entretenimento e lazer da nossa cidade”, afirmou Orlando.